terça-feira, 17 de agosto de 2010

A corda

A noite caiu e os "réis" no bolso eram poucos.
Meu pai e os amigos, então, resolveram procurar um hotel ou uma pensão, alí mesmo pelo centro, para passar a noite.
Mas a única coisa que puderam pagar foi a "corda".
Eu explico: Meu pai disse que dormiram todos sentados em um banco de madeira, lado a lado, apoiados em uma corda.
Sentados e debruçados sobre uma corda enorme dormiram, em um corredor, a noite toda.
Pela manhã, antes das seis da manhã, o dono da pensão acordou a todos de uma só vez desamarrando uma das pontas da corda.
Meu pai acordou quase no chão, amortecido pelos ombros dos "vizinhos".
A volta foi dura : o corpo cansado pela noite mal dormida e a vigilância dos chefes de estação não deram trégua.
Hoje, 78 anos depois, ficou essa desconhecida história dentro da História.
E por isso, para mim, o 9 de julho tem outro sabor.

Nenhum comentário: