segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprendi

Aprendi neste final de semana que não sei nada sobre a juventude atual, que sou "quadrado" e que meus valores já estão com prazo de validade vencido.
Aprendi que os comportamentos mudam com o passar das gerações e que isso não significa, a meu ver, uma evolução.
Aprendi que o que você ensina não é necessariamente absorvido e seguido.
E que a Sociedade (representada pelos pares, de mesma idade ou geração) com suas regras e costumes tem uma influência e um peso, se não igual, semelhantes ao pátrio poder.
Aprendi que estou ficando velho e careta.
Aprendi que não consigo parar a "roda" do mundo, que mói e modifica a todos nós: queiramos ou não.
Aprendi que devo suportar as mudanças, mesmo não concordando com elas, pois - caso não o faça - corro o sério risco de ser excluído do contexto dos acontecimentos.
Aprendi que aquilo que minha mãe me ensinou foi usado em boa parte das minhas atitudes como adulto. Mas, aquilo que ensinamos aos nossos filhos será usado em uma parte cada vez menor.
A velocidade das mudanças de comportamento acompanham a velocidade da comunicação entre as Culturas. Isso, atualmente, é instantâneo.
Nos meus dias de aprendiz de gente, para se ter uma idéia, uma noticia levava um dia para aparecer no jornal e um gol no exterior era visto uma semana depois.
Tem horas que tenho medo do Futuro!

Nenhum comentário: