segunda-feira, 16 de maio de 2011

Imprensa falada e escrita...

Fico incomodado quando ouço a Sessão da Câmara Municipal de Bebedouro e logo na saudação os vereadores cumprimentam - além dos presentes, dos ouvintes e dos internautas - a Imprensa fala e escrita".
Muito mais fácil seria saudar aos representantes da Imprensa de um modo geral. Soa arcaico, repetitivo, parece "encheção de linguiça" e falso eruditismo. Toda vez que ouço este dispensável cumprimento lembro-me do Odorico Paraguaçu discursando em "O Bem Amado".
Bom, se bem que às vezes a Imprensa local (a falada, no caso) também não colabora muito quando o assunto é retórica.
Para se ter uma prova concreta disso é só ligar o rádio em qualquer estação local.
Como só ouço a Rádio Nova quando está em rede com a Jovem Pan, dificilmente acompanho a Caminho Seguro e na Rádio Iguatemi FM só sintonizo para ouvir o Jornal do Meio-dia, restou-me "deitar a lenha" na Rádio Bebedouro: que é a que mais acompanho.
Na Iguatemi, por exemplo, estou cansado de ouvir o Roberto de Oliveira (neste Jornal do Meio-dia) desfilar seus "esteje", seus "seje" e seus "menas". Ou, em vez de chamar alguém de camarada, cidadão, meliante, sujeito, ouvinte ou responsável, ele disfere um sonoro "nego" : "'Nego' vota errado e depois reclama", "Se o 'Nego' quiser aproveitar o desconto é só ir na loja hoje", "Já ligou um monte de 'Nego' aqui para participar do sorteio". E, assim vai!
Nem é por maldade. Mas, convenhamos, na época do "politicamente correto" e com o mundo lotado de chatos doidos para taxar a gente de homofóbico, preconceituoso e racista é arriscadíssimo se aventurar com essas expressões comuns em outros tempos.
O resto do jornal é só propaganda dele mesmo e das festas e duplas sertanejas que ele promove pela região: é festa em Taiúva, quermesse em Túrvinea, procissão em Severínia, Rodeio em Taquaritinga (onde a Rádio mal "pega"), show de "Bil e Bel", de "Mil e Mal" e de outros desconhecidos.

Já, a pérola das pérolas está na Rádio Bebedouro. E essas pérolas vêm de uma dupla de gente bem intencionada e antiga no rádio, mas que ainda tem muita coisa para aperfeiçoar. Um desses "aperfeiçoamentos" é ler a notícia antes de a divulgar nos microfones do rádio.
Fica mais fácil a gente entender isso com alguns exemplos. Vamos a eles:
- Quando a gripe H1N1 "estava na moda", por muito tempo a locutora Walquiria Scandaroli e o radialista Walter Gomes nomeavam-na, lendo no ar provavelmente de alguma grande publicação, de H"i"N"i".
Explico: o caracter "l" e o "1" nos confundem. Você, se não estiver por dentro do nome correto da coisa, não sabe se é um "éle", um "i" ou o número "um". Eles, como não deviam assistir aos jornais da televisão ou escutar alguma outra rádio, acharam por um bom tempo (muito mesmo) que aquele "l" era um "i".
- O Walter Gomes, dia desses, chamou a Miriam Belchior (Ministra do Planejamento) de "Miriam Belxior": que nem a Xuxa, sabe! Meu Deus, ele nunca leu o nome do cantor Belchior na vida?? De onde tirou isso?
Acha que estou exagerando? Pois vamos datar esses acontecimentos:
- Dia 23 de março de 2011, ele chamou a Usina atômica japonesa de Fukushima, de "Fukucima" (com a pronuncia de um "C" mesmo. Justo aqui, sem o "X" da Xuxa). E não foi uma vez só não. Deu até para eu chamar minha mulher e a gente esperar ele repetir a proeza por várias vezes. E vejam que esse nome é, desde o terremoto, repetido diariamente em qualquer veículo de comunicação do mundo.

- No dia 24 de abril de 2011, referindo-se a uma venda de veículos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, ele leu a placa "EDY", como "Edi". Edi? Já pensou se a placa fosse WKJ? Como ele iria pronunciar isso? Placas a gente soletra, não é mesmo?
- Neste mesmo dia 24 de abril, ele disse que Abilio Manoel, que dá nome a uma antiga escola da cidade, nasceu em Caetê, na Bahia. Na Bahia não existe Caetê! Existem Caeté-Açu e Caitité. Nessa última foi que nasceu o ilustre homenageado. Pergunto: Leu a matéria antes? Duvido!
- Em 31 de março de 2011, Walter Gomes matou pela segunda vez o autor de "Iracema" e de "O Guarani": pois chamou o vice-presidente morto, por diversas vezes, de "José DE Alencar" (que, diferentemente do nosso vice, morreu muito pobre).
- Feminino de afegão? É afegã. De irmão? É Irmã. E de Capitão?

É, segundo a Walkiria e o Walter Gomes, "Capitão" mesmo. Não existe "Capitã" no vocabulário deles. Aqui em Bebedouro a Comandante da Policia Militar é uma mulher. Tão mais delicado, mais feminino e sem perder o respeito do posto ocupado por essa importante mulher, seria chamá-la de Capitã. Mas não na Rádio Bebedouro! Lá "A Capitão Scomparin disse...", "E segundo a Capitão Scomparin...".

Fica até feio, né?
Ah! Quando falaram isso? Marca aí: nos dias 13 de abril e 16 de maio de 2011.
Quer mais?
- Só a Walkiria e a Marta Suplicy chamam a Dilma de "Presidenta". E ainda não disseram a ela que na Rede Globo os repórteres falam "Roráima" em respeito aos telespectadores daquele Estado : o "Jornal Nacional" passa aqui e passa lá também! "Roráima", portanto, é pronúncia regional. O resto do Brasil fala "Roraima" mesmo.
Tudo isso, e muito mais, regado àquele som da "exclamação" (plin!) do Windows (sabe aqueles sons que você tem no Computador, lá no Painel de Controle, quando abre e fecha janelas, dá erro, etc?). Lá na Rádio eles devem conectar o módulo de apresentação do Alexandre Garcia (bom demais!) pela Internet ou entrar com algum aplicativo que usa a "exclamação" enquanto rola o Jornal. Só que, pelo jeito, lá ninguém sabe como se para o tal barulho da "exclamação", que fica permeando insistentemente a voz dos ilustres locutores a cada clique do operador de som. Morro de vontade de ir lá e ensiná-los de uma vez!
Bom, quando eu ouvir mais baboseiras eu conto aqui. Certo?

8 comentários:

camilo disse...

Ricardo,ainda bem que vc não fica por conta da caminho seguro.huahuhauha

Fabiano disse...

Esse lance da placa do carro foi pra matar. "Edi" ? Não falta mais nada.

Anônimo disse...

JJ Watt Authentic Jersey

On the other hand some owners would loose their minds staying in a store all day; perhaps something with outside sales will work for them Use your articles to create an ebook you can sell Sort to Find MessagesTo quickly sort your e-mail messages, click once on a column heading for the new order you want such as sender, subject or date

Torrey Smith Women's Jersey

Here is the verse: "When He opened the second seal, I heard the second living creature saying, "Come and seeAsk attendees to join you in the next step Rehearse don't practiceThis particular article you are reading was originally written in 1986

J.J. Watt Texans Jersey

Anônimo disse...

Herbert Smith[url=http://officialsteelersteamprostore.com/]Kids Ben Roethlisberger Jersey[/url]
also ;The Curious Lore of Precious Stones[url=http://www.rg3jerseys.us/]Griffin III Jersey[/url]
; by George Frederick KunzPresent as prosperous a picture as possible If they are unreasonable[url=http://seahawksfootballstore.com/]Marshawn Lynch Kids Jersey[/url]
find another vendor
Groom him on the floor or restrain him if he's on a table or in a sink I prefer to believe the Mystics It was extremely difficult to see her lying there anesthetized[url=http://seahawksfootballstore.com/]Marshawn Lynch Kids Jersey[/url]
looking like road kill[url=http://patriotsofficialshop.com/]Rob Gronkowski Youth Jersey[/url]
so soon after holding Cali in my arms while she was put down

Anônimo disse...

[url=http://www.freewebs.com/buyamitriptyline]buy endep 50 mg online australia
[/url]order endep 75 mg australia
purchase amitriptyline 75 mg australia
buy endep 50 mgaustralia
london buy endep 25 mg
buy endep 10 mg australia

Anônimo disse...

[url=http://sustiva-efavirenz.webs.com/]buy Generic Sustiva 600 mg online
[/url] buy Generic Sustiva
buy Sustiva 600 mg online
order Sustiva 500 mg online

Anônimo disse...

http://www.microgiving.com/profile/cipro ciprofloxacin tablets buy
http://www.microgiving.com/profile/amoxicillin amoxicillin to buy online
http://www.xing.com/profile/Danka_Clar great online drugstore
http://www.microgiving.com/profile/pharmacy online pharmacy in western australia
http://www.microgiving.com/profile/tadacip drugstore order online
http://www.microgiving.com/profile/apothecary canada online pharmacy no prescription
http://www.microgiving.com/profile/kaufen-cialis online drugstore international
http://www.freewebs.com/tadalafil-kaufen/ online drugstore coupon
http://www.freewebs.com/apotheke-pille/ online drugstore with prescription

Anônimo disse...

http://biaxin-buy.webs.com/ clarithromycin online kaufen
http://sustiva-efavirenz.webs.com/ Sustiva 600 mg online
http://asacol-mesalamine.webs.com/ buy lialda in canada
http://www.freewebs.com/pentasa-mesalamine/ buy canasa cheap